intranet

Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Estudantes poderão se inscrever para o Enem 2014 nas próximas semanas.

Enem 2014: Criado pelo Governo Federal, gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e organizado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Exame Nacional do Ensino Médio, amplamente conhecido como Enem, está completando dezessete anos de existência. De simples objeto avaliador estudantil, o Exame vem se consolidando como principal mecanismo de acesso e permanência no ensino superior do Brasil.
As inscrições estarão abertas no mês de maio. O candidato poderá fazer sua inscrição até as 23 horas e 59 minutos da data de encerramento, conforme cronograma a ser divulgado nos próximos dias pelo Instituto de INEP, através do edital do Enem 2014.
O participante que se inscrever no Enem 2014 poderá concorrer a vagas em universidades federais, a bolsas em instituições privadas de ensino superior, recorrer ao financiamento de cursos, participar do Ciência sem Fronteiras e obter o certificado de conclusão do ensino médio. Tudo isso porque o Exame constitui a principal exigência para a participação no Sisu, ProUni e Fies.

Conhecendo o Enem 2014

Com o passar do tempo, o objetivo e as provas do Enem sofreram algumas alterações. O ano de 2009 pode ser considerado o divisor de águas nas diretrizes do Exame. Neste ano o Ministério da Educação deu início à substituição dos vestibulares tradicionais pelo Exame. Como o resultado alcançado, os alunos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) concorrendo a vagas em instituições de ensino superior federais e estaduais de todo o Brasil.
O que antes era apenas um objeto de avaliação do desempenho dos estudantes concluintes da educação básica, também se tornou peça fundamental em diversos programas nacionais. As notas do Enem 2014, por exemplo, poderão ser utilizadas nas seleções dos programas abaixo.
  • Sisu 2015 – Sistema de Seleção Unificada: sistema informatizado do MEC através do qual instituições públicas do ensino superior ofertam suas vagas;
  • ProUni 2015 – Programa Universidade para Todos: programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica de instituições particulares;
  • Fies 2015 – Fundo de Financiamento Estudantil: programa do MEC destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares;
  • Ciência sem Fronteiras: programa que promove intercâmbio e mobilidade internacional a estudantes do ensino superior federal.

Inscrições do Enem 2014

Poderão participar do Exame somente os alunos que já concluiram o ensino fundamental e que estão, pelo menos, em fase de conclusão do médio. Quando estiverem abertas as inscrições para o Enem 2014, a inscrição poderá ser feita através do site http://enem.inep.gov.br/.
Fazer Inscrição
As inscrições do Enem 2014 serão feitas exclusivamente via internet, no portal do Inep, disponível emhttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. Durante o período de inscrição os candidatos poderão acessar o site a qualquer momento do dia.
Para se inscrever, é preciso informar o número do CPF, RG, e-mail, necessidade de atendimento específico, pretensão de obter o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2014 (se for o caso), escolher a cidade para realizar as provas, preencher a declaração de carência (estudantes de baixa renda) e o questionário socioeconômico.
Aos participantes que não conseguirem o benefício de isenção, será cobrada uma taxa de R$ 35,00. Concluintes do ensino médio em escolas públicas estão automaticamente isentos do pagamento.

Cronograma do Enem 2014




  Data das Provas do Enem 2014 Oficial

Abaixo você encontra o cronograma do Enem 2014 previsto. Lembre-se que os prazos indicados abaixo são preliminares e serão confirmados pelo MEC nos próximos dias. Lembrando que o MEC já confirmou as datas de realização das Provas do Enem 2014 para os dias 08 e 09 de novembro.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

MEMÓRIA: Um pouca da História do "Oscar Villares"


     Em outubro de 1938 o ensino secundário tão pouco difuso entre os municípios do Estado, adentrou em nossa cidade pelo árduo trabalho do professor José Barreto Coelho que fundou o Ginásio Municipal e, durante 11 anos, prestou relevantes serviços à juventude mocoquense. Graças à criação da sociedade mocoquense auxiliadora da instituição em 1 de outubro de 1937, da qual faziam parte Dr. Jacyntho Taliberti, Dr. José Octaviano de Figueiredo, Francisco Muniz Barreto, João Batista de Lima Figueiredo, Francisco José Dias de Lima e Frei Egídio Albertoni, procedeu-se um movimento no sentido de construir um prédio próprio e postular junto às autoridades a criação da Escola Normal Oficial de Mococa. Nessa obra colaboraram também; Oscar Villares, Dr. Manuel Carlos de Siqueira e Professor Barreto Coelho.


          A Nova escola iniciou-se suas atividades em 15 de março de 1939, com todos os cursos instalados (primário, ginásio e normal) nos quais estavam matriculados 266 alunos. Entretanto, só foi oficialmente inaugurada em 20 de Agosto de 1939, com a presença do interventor do Estado de São Paulo Dr. Adhemar Pereira de Barros. A 9 de Setembro de  1943, pelo decreto: 13.543, foram criados os cursos Colegial Clássico e Científico, passando a escola a denominar-se oficialmente Escola Estadual de Mococa. Em 20 de Agosto de 1959, a lei: 4.815 elevando o Colégio a Instituto de Educação.

                                                                                                           Renato Granito XXI IV MMXIV

quinta-feira, 17 de abril de 2014

AMIGO CHOCOLATE - Um jeito gostoso que a galera do Ensino Médio encontrou de realizar uma confraternização!



Em nossa Escola compartilhamos também momentos sociais: Professores Renato Granito e Heliane Marcili, festejando mais um ano de vida! Ra-Ti-Bum...


Projeto MERITOCRACIA da Sala de Leitura premia alunos/leitores que se destacaram no 1º bimestre. Alegria dos alunos e orgulho da professora Dri!


















Conselho de Classe: Presença maciça, inclusive dos alunos representantes de classe. Um dia produtivo que terminou com um lanchinho.






Alunos do Grêmio "Humberto de Campos" 2014, tomam posse em sessão solene. Com direito a Hino Nacional, assinatura da ata e presença dos gestores, professores e alunos. Agora é só trabalhar galerinha!

















Em nossa Escola existe o trabalho de Tutoria, todos os alunos tem seu tutor, que acompanha bem de perto: desenvolvimento, aprendizagem, dificuldades e frequência de seus tutorandos.


Os três 9º anos realizam ações para arrecadar fundos para a formatura. Tudo feito com muita transparência, alegria e sabor de chocolate!