intranet

Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

MEMÓRIA: Um pouca da História do "Oscar Villares"


     Em outubro de 1938 o ensino secundário tão pouco difuso entre os municípios do Estado, adentrou em nossa cidade pelo árduo trabalho do professor José Barreto Coelho que fundou o Ginásio Municipal e, durante 11 anos, prestou relevantes serviços à juventude mocoquense. Graças à criação da sociedade mocoquense auxiliadora da instituição em 1 de outubro de 1937, da qual faziam parte Dr. Jacyntho Taliberti, Dr. José Octaviano de Figueiredo, Francisco Muniz Barreto, João Batista de Lima Figueiredo, Francisco José Dias de Lima e Frei Egídio Albertoni, procedeu-se um movimento no sentido de construir um prédio próprio e postular junto às autoridades a criação da Escola Normal Oficial de Mococa. Nessa obra colaboraram também; Oscar Villares, Dr. Manuel Carlos de Siqueira e Professor Barreto Coelho.


          A Nova escola iniciou-se suas atividades em 15 de março de 1939, com todos os cursos instalados (primário, ginásio e normal) nos quais estavam matriculados 266 alunos. Entretanto, só foi oficialmente inaugurada em 20 de Agosto de 1939, com a presença do interventor do Estado de São Paulo Dr. Adhemar Pereira de Barros. A 9 de Setembro de  1943, pelo decreto: 13.543, foram criados os cursos Colegial Clássico e Científico, passando a escola a denominar-se oficialmente Escola Estadual de Mococa. Em 20 de Agosto de 1959, a lei: 4.815 elevando o Colégio a Instituto de Educação.

                                                                                                           Renato Granito XXI IV MMXIV

Um comentário:

  1. Belíssima contribuição ao nosso blog! Aguardamos muitas outras. Que tal você iniciar, com nossos alunos, entrevistas com os professores que fizeram parte da história do então Instituto Estadual de Educação " Oscar Villares " de Mococa!? Aí bem ao nosso lado mora a Professora Maria Helena Paione, uma das primeiras a ensinar Latim. Professor Carlos Alberto Paladini que certamente nos dará uma belíssima aula de história. Dona Lúcia Horta de Almeida César ,brilhante Professora de Química e Dona Nayde L Marchese ,Professora de Biologia e esposa do Professor Maurício Marchese Neto, diretor por vários anos da escola.
    Sou muito honrado de ter recebido os ensinamentos destes queridos "MESTRES" quando a escola apenas entrava na sua terceira década de fundação!

    ResponderExcluir